Criar um Site Grátis Fantástico
RCC
RCC

A Renovação Carismática Católica é considerada como um Movimento na Igreja Católica e tem como principal identidade o acontecimento de Pentecostes (Atos 2) vivenciado nos dias de hoje.

Enfatiza principalmente a ação do Espírito Santo que leva a uma transformação de corações e, portanto, de vidas (Ez 36).

Tem como objetivo dar frutos de santidade (cf João 15 ; Gal 5)

Sua experiência central é o “batismo” no Espírito Santo, sendo que neste caso a palavra “batismo” ganha o sentido de mergulhar, estar completamente envolvido e não o sentido de outro sacramento. 

Este batismo no Espírito leva a ter Jesus Cristo como o centro da vida humana e a renovação da experiência batismal do amor de um Deus que é essencialmente nosso “Pai” (Abba).

A expressão “batismo no Espírito Santo” também é , por vezes, substituída por “efusão do Espírito Santo”.

O gosto renovado pelas sagradas escrituras e pela oração e uma redescoberta da pessoa de Maria como mãe e intercessora fazem parte desta experiência.

A expressão eclesial que melhor representa a “atividade” da RCC são os Grupos de Oração que “floresceram” no mundo inteiro.

Outro fruto inegável da Renovação Carismática são as Novas Comunidades que surgem como novas vocações na igreja e novas expressões de igreja. Trazem novas formas de vida consagrada onde, em alguns casos, estados de vida distintos (solteiros, casados e celibatários) podem vir a se unir em um mesmo carisma.

A experiência do Batismo no Espírito Santo leva de imediato ao reconhecimento dos pecados ao mesmo tempo que traz uma profunda certeza da misericórdia de Deus. Ou seja, é um arrependimento que nos leva para frente e não um remorso que nos puxa para trás.

A convicção da constituição divina da igreja (apesar de deficiência humana) e o espírito de obediência ao magistério da igreja também tem sido um ponto a ser assinalado na renovação carismática.

Tendo dimensões diferentes  -  algumas grandes outras pequenas -  as várias comunidades que surgem tem como objetivo comum a evangelização dos povos.

Outra característica da RCC é a utilização dos dons e carismas mencionados por Paulo na sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 12

O argumento de que estes dons eram necessários apenas para o início da igreja é descabido e não constitui um ensinamento oficial da igreja. Sabemos que as manifestações extraordinárias de Deus são especialmente úteis para os que não crêem. Argumentar que hoje elas não são necessárias seria supor que o homem moderno já é um homem de fé o que seria um grande equívoco.

ONLINE
1


Partilhe esta Página